Alcalinos terrosos
(Alcalinos Terrosos)
SP/2012
Alcalinos Terrosos
Trabalho realizado para avaliação do
SP/2012
Sumário
Introdução .................................................................... Pág: 04
Desenvolvimento ................................................................... Pág: 05
Conclusão .................................................................... Pág: 08
Bibliografia .................................................................... Pág: 09
Introdução
Metais alcalino-terrosos (o termo “terroso” refere-se a “existir na terra”)
Os metais alcalinos-terrosos são os elementos químicos do grupo II (2A) da tabela periódica, formando uma família ou uma série química, apresentam configuração eletrônica terminada em ns2, ou seja, possuem dois elétrons na camada de valência e são os seguintes: berílio (Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (Ba) e radio (Ra). Este último apresenta um tempo de vida média muito curto; eles formam uma série bem comportada de metais altamente reativos, mas menos reativos que os metais alcalinos. Geralmente, são divalentes e formam compostos iônicos incolores. Os óxidos e hidróxidos são menos básicos que os metais alcalinos; portanto seus oxossais (carbonato, sulfatos e nitratos) são mais susceptíveis ao calor.
São metais de baixa densidade, coloridos e moles. Reagem com facilidade com halogênios para formar sais iônicos e com a água (ainda que não tão rapidamente como os metais alcalinos) para formar hidróxidos fortemente básicos. São todos sólidos.
Os metais alcalino-terrosos, quando em estado de vapor, permanecem sob a forma de átomos, e não de moléculas diatômicas, como ocorre