Cubagem
Sandra Raquel Silva1, Cláudio Antônio Gomes2 1,2 Centro Tecnológico da Zona Leste sandraraquellogistica@uol.com.br
1. Introdução
No Brasil é comum o uso de tabelas de fretes pelas transportadoras rodoviárias. Elas indicam ao cliente o preço que será cobrado no transporte da mercadoria, conhecido por “Valor do Frete”. Normalmente esta tabela é composta por: frete peso (calculado de acordo com peso real da mercadoria ou peso cubado); frete valor (de acordo com o valor da mercadoria incluindo o ad valorem e taxas de coleta, entrega, pedágio) e gerenciamento de risco (rastreamento do veículo e escolta dependendo do valor da carga). Qualquer mercadoria a ser transportada ocupa um espaço dentro do veículo denominado: volume. Este volume deve ser calculado e repassado ao cliente através de cálculo de cubagem. A cubagem é importante para que a empresa lucre com o volume que está sendo ocupado dentro do veículo e não apenas com o peso real da mercadoria, pois em muitos casos o peso não é compatível com o tamanho da embalagem.
3. O Cálculo
Para encontrar o peso cubado é necessária a medida da mercadoria: altura, comprimento e largura. Em seguida multiplicasse essas medidas por 300 (fator dito anteriormente). Por exemplo uma mercadoria com 0,60cm de altura; 0,23cm largura e 0,62cm de comprimento, pesando 8 Kg segundo a nota fiscal. Seu peso cubado será de 25,66 Kg segundo o cálculo abaixo: 0,60 x 0,23 x 0,62 x 300 = 25,66 Como pode ser analisado se essa mercadoria não fosse cubada a transportadora estaria perdendo 17,66 Kg por embalagem (8Kg – 25,66Kg) resultando em prejuízo, pois como dito no início, a transportadora cobra por faixa de peso (frete peso).
4. Conclusão
A cubagem é importante pois considera o volume ocupado no veículo pela mercadoria e não apenas seu peso real, por isso calcula o volume excedente transformado-o em peso cubado para que a empresa mantenha uma margem de lucro com os fretes.