cubagem de jazidas
De
Pesquisa mineral
Tema: Cubagem de Jazidas
Nome: Wdson Apolinário Dutra
Turma: PEP VI
Professor: Máximo Martins
Cubagem de Jazidas
A cubagem das jazidas minerais podem ser efetuada a partir da execução de campanhas prospectivas por poços, trincheiras e sondagens em geral, que vão permitir estabelecer uma série de parâmetros dos depósitos tais como, teores, espessuras da camada de minério e tamanho da área ocupada pelo depósito.
São três métodos clássicos utilizados para a determinação do volume/tonelagem e teor dos depósitos minerais, são eles: Método da área de influência; Método dos triângulos; Método das seções geológicas.
Esse tipo de avaliação é, geralmente empregado nos depósitos onde fica mais fácil a abertura de poços segundo uma malha regular, cimo os depósitos aluviais, eluviais e coluviais. Os poços também podem ser utilizados para as jazidas lateríticas (Bauxito, níquel) e de concentração residual (cloro e apatita em carbonitito). O processo normalmente utilizado nesse caso é o da área de influencia, o que corresponde a se assumir que os valores determinados em cada poço. São validos para certa área no entorno do mesmo. Essa área pode ser traçada unindo-se os pontos correspondentes á metade da distância entre as linhas de poços, e à metade da distância entre cada poço. Métodos do triangulo Um dos melhores métodos para se cubar depósitos minerais a partir de campanhas de sondagem, em malhas regulares ou não, corresponde ao método dos triângulos.
Nesse método as reservas são calculadas a partir da construção de triângulos cujos vértices correspondem aos furos próximos. Em cada um dos triângulos traçados assume-se que a espessura média e o teor médio correspondem à média (geométrica ou aritimétrica) dos valores dos furos localizados nos vértices dos triângulos.
Método das seções geológicas Quando se dispõe de sondagens em malhas regulares e dispostas em linha pode-se utilizar o método das seções geológicas para