MODELAGEM NO ENSINO MÉDIO: CUBAGEM DE MADEIRA
MADEIRA
Universidade Federal de Uberlândia
Faculdade de Matemática
Lóren Grace Kellen Maia Amorim Mariana Martins Pereira loren_wesley@yahoo.com.br maguianna@yahoo.com.br
Rosana Sueli da Motta Jafelice rmotta@ufu.br INTRODUÇÃO
Este trabalho mostra a utilização da modelagem no ensino médio (Modelação no ensino), procurando mostrar uma aplicação da matemática no cotidiano. O texto descreve algumas etapas da modelagem e um método desenvolvido para mostrar a validade do método de cubagem utilizado pelo madeireiro e apresenta também uma atividade que tem por objetivo auxiliar o professor no processo de ensino aprendizagem de como ajudar o aluno na construção do conhecimento em relação ao volume do cone.
A intenção, quando procuramos compreender o método de cubagem da madeira utilizado pelo madeireiro exibido em (BIEMBENGUT, 2003) é proporcionar ao aluno um ambiente diferente para que o mesmo desenvolva sua aprendizagem de forma compreensiva e significativa. O desenvolvimento deste projeto que fora intitulado
“Modelagem no ensino médio: Cubagem de Madeira” propiciou um espaço de aprendizagem em Geometria Espacial.
Nesse trabalho trataremos do relato da experiência e dificuldades de elaboração do referido projeto, bem como, da reflexão sobre os saberes movimentados e os desdobramentos decorrente destes.
Para a realização do projeto o desafio era o de elaborar uma proposta de uma atividade para alunos do ensino médio, envolvendo o ensino de Matemática através da modelagem. Muito tempo foi necessário para se chegar à decisão de que havia no grupo o desejo e a necessidade de desenvolver algo que pudesse ser trabalhado com o aluno, deste nível de ensino, de maneira fácil, prática e prazerosa. A utilização da informática se despontou como propício para explorar os conceitos de “Geometria Plana e Espacial”
1
e, além disso, despertar o interesse dos alunos. Acreditava-se que este conteúdo