Alc G
1. Introdução 2
2.Objectivo geral 3
2.Objectivo geral 3
2.1.Objectivos específicos 3
3.Metodologia 3
4.Fundamentação Teórica 4
4.1 Princípio de Eletroneutralidade 4
4.2 Números de oxidação 5
5. Numero de oxidação 7
6. Serie de reatividade de metais e ametais 9
7. Conclusão 11
8. Bibliografia 12
1. Introdução
As reações de oxidorredução (reações redox) são reações que ocorrem quando há transferência de elétrons entre os compostos envolvidos. Para que esta aconteça é necessário que uma dassubstâncias “ceda” elétrons, se oxidando, enquanto a outra “receberá” estes, se reduzindo.
Em uma reação redox, o composto que perderá elétrons é denominado agente redutor, uma vez que proporciona adiminuição do nox do outro, já o agente oxidante é o que ocasiona o aumento do nox do primeiro composto.
Entendemos por número de oxidação (NOX), a carga que um átomo adquire quando participa de umaligação e nos ajuda a entender como os elétrons estão distribuídos entre as espécies que participam de uma molécula de um composto iônico.
As reações de oxidorredução são classificadas em dois tipos:espontâneas e não-espontâneas. As primeiras ocorrem naturalmente, enquanto as segundas necessitam de uma energia de ativação para que possam ocorrer.1
2.Objectivo geral
2.Objectivo geral
Estudar as reações redox.
2.1.Objectivos específicos
Conseituar as reações redox;
Descrever os pares conjugados redox.
3.Metodologia
No que atinge aos métodos de investigação, o grupo recorreu a consulta na biblioteca virtual.
4.Fundamentação Teórica
Segundo VOGEL(1981), As reações de redução-oxidação ou oxirredução (também conhecido como reação redox) são as reações de transferência de elétrons. Esta transferência se produz entre um conjunto de espécies químicas, um oxidante e um redutor (uma forma reduzida e uma forma oxidada respectivamente).
Para que exista uma reação redox, no sistema deve haver uma espécie que ceda elétrons e outra espécie que as aceite:
O Redutor é