acido salicilico
O ácido acetilsalicílico é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não-esteroides (AINES), utilizado como anti-inflamatório, antipirético, analgésico e também como antiplaquetar. É, em estado puro, um pó de cristalino branco ou cristais incolores, pouco solúvel na água, facilmente solúvel no álcool e solúvel no éter.
A absorção é geralmente rápida e completa após administração oral mas pode variar de acordo com o salicilato usado, a dosagem, e outros factores, tais como, a taxa da dissolução do comprimido e o pH gástrico ou intraluminal. O ácido acetilsalicílico é absorvido em parte pelo estômago, e na sua maioria pelos segmentos proximais do intestino delgado.
Tanto o ácido acetilsalicílico como o ácido salicílico ligam-se amplamente às proteínas plasmáticas e são rapidamente distribuídos a todas as partes do organismo. O salicilato é distribuído para a maioria dos tecidos do corpo e para quase todos os líquidos transcelulares; atravessa facilmente a barreira placentária.
Os salicilatos são hidrolisados a salicilato no trato gastrointestinal, no fígado, e no sangue, e posteriormente metabolizados no fígado.
O ácido acetilsalicílico sofre metabolização por esterases da mucosa digestiva que o hidrolizam a ácido salicílico e por estearases hepáticas que dão origem a vários metabólitos inativos.
C9H8O4; ácido acetilsalicílico;
I. OBJETIVO
Realizar o doseamento do Ácido Acetilsalicílico.
II. MATERIAIS
• 1 Gral e pistilo
• 3 erlenmeyer 250ml
• 1 Bureta
• 3 AAS
• 3 Gostas de fenolftaleína • Hidróxido de sódio
• 1 Pisseta com água destilada
IV. PROCEDIMENTO FARMACOPÉICO
DOSEAMENTO ÁCIDO ACETISALÍLICO
Pesar, exatamente, cerca de 1 g de amostra, transferir para erlenmeyer de 250 mL com tampa e dissolver em 10 mL nde etanol. Adicionar 50 mL de hidróxido de sódio 0,5 M SV. Deixar em repouso por 1 hora. Adicionar