Ácido acetil salicilico
Curso de Farmácia - 1º ciclo
1ºAno-2ºSemestre
Química Orgânica e Farmacêutica
Trabalho laboratorial nº1
Purificação por recristalização da aspirina
Trabalho realizado por:
Carina Silva, n:7003216
Pompílio Simões, n:7002112
Rui Pinheiro, n:7003697
2013/2014
Guarda
Índice
Objetivo 3
Introdução 4
Materiais e Reagentes 5
Procedimento Experimental 6
Atividades pós-laboratoriais 7
Conclusão 10
Bibliografia 11
Objetivo
Este trabalho laboratorial teve como principal objetivo, a síntese do ácido acetilsalicílico e a purificação do produto obtido através do processo de recristalização, utilizando a técnica de filtração a vácuo. Determinar o rendimento da reação que originou o ácido acetilsalicílico.
Introdução
Este trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de Química Orgânica e Farmacêutica, inserido Licenciatura de Farmácia- 1º Ciclo 1ºAno/ 2ºSemestre da Escola Superior de Saúde da Guarda.
Orientado pelo Professor André Araújo Pereira, foi-nos proposto a realização de um relatório das aulas práticas laboratoriais, com o objetivo a purificação por recristalização da aspirina (ácido acetilsalicílico).
O Ácido Acetilsalicílico (AAS), também conhecido como Aspirina, foi desenvolvido na Alemanha há mais de cem anos por Felix Hoffmann, um pesquisador das indústrias Bayer. Este fármaco de estrutura relativamente simples actua no corpo humano como um poderoso analgésico (alivia a dor), antipirético (reduz a febre) e antiinflamatório. Tem sido empregado também na prevenção de problemas cardiovasculares, devido à sua acção vasodilatadora. A síntese da aspirina é possível através de uma reação de acetilação do ácido salicílico, um composto aromático bifuncional (ou seja, possui dois grupos funcionais: fenol e ácido carboxílico). A reação de