Contextualização Ácido acetil salicílico
Temática: Medicamentos
O ácido acetilsalicílico é comercializado hoje como Aspirina®. ácido acetilsalicílico é um composto orgânico de funções mistas, sendo que ele possui um grupo funcional ácido carboxílico e um éster presente em sua estrutura:
Hoje, a reação feita para a sua obtenção é entre o ácido salicílico e o anidrido acético. Se os comprimidos da Aspirina® ficarem guardados por um longo tempo, poderemos sentir um cheiro de vinagre, o que indica que o seu consumo não é recomendado, podendo causar violenta irritação. Isso significa que a Aspirina® sofreu decomposição por hidrólise, originando o ácido salicílico e ácido acético (ácido presente no vinagre).
Aspirina® é indicada para: O alívio de dores de intensidade leve a moderada como dor de cabeça, dor de dente, dor de garganta, dor menstrual, dor muscular, dor nas articulações, dor nas costas, dor da artrite e o alívio sintomático da dor e da febre nos resfriados ou gripes.
A aspirina inibe a ação das prostaglandinas, uma substância que age como um hormônio, que ajuda na coagulação sanguínea. (Por isso, a aspirina é proibida em caso de dengue hemorrágica: ela inibe a coagulação.) As prostaglandinas também são responsáveis por irritar os nervos e por enviar o sinal de dor ao cérebro.
1ª atividade: Experimento
TIAGO DE NOVO : 2ª atividade: Jogo dos “7 erros”: O professor pode colocar duas moléculas grandes e pedir para os alunos observarem as diferenças.
Jogo V ou F: Reunir os alunos em equipe. Cada equipe receberá duas placas: V ou F. O professor colocará exemplos de moléculas orgânicas e fará algumas afirmações sobre as