Recristalização do acido salicílico
Um sólido cristalino tem a cadeia de moléculas dispostas de maneira perfeitamente regular com um motivo geométrico repetido indefinidamente. Com esta disposição geométrica regular, permite-se que haja atuação de forças intermoleculares, como as forças de van der Waals. (MORRISSON, 1983).
A recristalização é um processo que consistem em recristalizar a molécula ou composto solubilizado, que na maioria das vezes é sólido em temperatura ambiente. Alguns fatores são importantíssimos para a formação ou reformação dos cristais e para que se alcance os resultados de rendimento e tamanho desejados, são eles: intensidade da agitação, tempo de formação, ciclos de temperatura, as lavagens nos filtros e nas centrifugas, entre outros. Este método é muito usado nas indústrias químicas em geral, em especial na farmacêutica com a formação de cristais e purificações compostos. (NYVLT, 2001).
Num sólido cristalino com as moléculas dispostas simétrica e geometricamente regulares, a fusão representa a passagem do estado altamente ordenado das partículas da rede cristalina, para uma disposição menos ordenada que caracteriza o estado líquido. Produz-se a fusão quando se atinge a temperatura a qual a energia térmica das partículas vence a ação das forças intercristalinas que as matem em posição.
Nos líquidos as partículas dispõem de menor regularidade e de maior liberdade de movimento do que nos cristais, mas cada uma delas ainda é atraída por diversas outras. A ebulição consiste na liberação dessas moléculas individuais. Produz-se este fenômeno quando se atinge a temperatura à qual a energia térmica das partículas vence a ação das forças de coesão que tendem a mantê-las no estado líquido. (MORRISSON, 1983).
OBJETIVO Obter experimentalmente cristais de ácido salicílico, através do método de recristalização e verificar o ponto de fusão e ebulição do sólido, comparando-o com o teórico, obtido na literatura.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Pesou-se o ácido salicílico