Equil bro
Equilíbrio Químico
DISCIPLINA- Química Geral Experimental – Turma PM4
Prof. Luiz Otávio Amaral
Alunos: Isabella Mara de Andrade
Ivan Ferreira de Souza das Chagas
Natália Regina Araújo
Belo Horizonte
1° Semestre de 2015
1 Introdução Equilíbrio químico é a situação do sistema na qual a proporção entre reagentes e produtos que compõem o mesmo, se mantêm constante. Tal situação é possível, pois a maioria das reações químicas se processam nos dois sentidos, isto é, reagentes se transformam em produto e produtos se transformam em reagentes. Essas reação são chamadas reações reversíveis e são a elas que o conceito de equilíbrio químico se aplica. A reação entre o hidrogênio e o iodo é um exemplo de reação reversível:
H2 (g) + I2 (g) 2 HI (g) Sendo assim, o equilíbrio de uma reação química é atingido quando a velocidade da reação principal é igual à velocidade da reação inversa. O estado de equilíbrio de um sistema pode ser alterado por meio de pertubações aplicadas ao mesmo, como por exemplo, variações na temperatura, na pressão e na concentração de reagentes. O Princípio de Le Chatelier prevê que quando um sistema em equilíbrio é submetido a alguma perturbação, o mesmo tende a reagir de forma a minimizar seus efeitos.
Na reação citada acima, por exemplo, caso fosse adicionada certa quantidade de iodo em excesso, o sistema deslocaria seu equilíbrio no sentido de formação de produtos, para que dessa forma, o excesso de reagente fosse consumido. O mesmo ocorre quando o sistema sofre variações de temperatura, de pressão e da concentração de qualquer de seus reagentes.
1.2 Objetivo O objetivo da prática foi verificar experimentalmente o princípio de Le Chatelier, a fim de se analisar sistemas em equilíbrio químico.
2 Parte Experimental
2.1 Materiais
Suporte para tubos de ensaio (1);
Tubo de ensaio (4);
Béquer de 250ml;
Chapa de aquecimento;
Frasco para resíduo;
2.2 Reagentes Soluções aquosas de:
K2CrO4