Física experimental 1 - lançamento horizontal de projétil
ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
Princípios e Fenômenos da Mecânica – ECT1204
Data:14/05/2011 Graduandos:
Experimento Nº 6 – Lançamento Horizontal de Projétil
1. Objetivos
Neste experimento tiveram-se como objetivos observar o movimento de um projétil (esfera) em lançamento horizontal, porém, considerando a rotação que ela adquire devido ao atrito com a superfície deslizante; e observar experimentalmente a validade das leis da dinâmica rotacional.
2. Introdução Teórica
Pode-se definir um projétil como toda partícula que se move descrevendo uma trajetória parabólica, com aceleração constante e velocidade inicial v0, em um plano bidimensional onde o movimento na horizontal independe do movimento na vertical.
Os primeiros estudos sobre balística foram feitos por Galileu que enunciou o Princípio da independência dos movimentos da seguinte forma:
"Quando um móvel realiza um movimento composto cada um dos movimentos componentes se realiza como se os demais não existissem."
Aqueles estudos procuravam analisar o movimento de projétil disparado por um canhão. Ele mostrou que esse movimento poderia ser analisado separadamente tanto na vertical quanto na horizontal, porém não soube explicar como a velocidade horizontal se mantinha constante. Esse entendimento só veio ocorrer com a obra de Newton.
O movimento de rotação é caracterizado como o movimento dos corpos rígidos em que um torque atua sobre o corpo. Uma característica desse movimento é a variação do vetor posição que descreve trajetórias circulares em torno de um eixo fixo, a variação do deslocamento em um movimento rotacional é dado pela variação de um ângulo θ.
3. Material Utilizado Os materiais utilizados para a execução do experimento foram:
1. Régua - usada para medir o alcance da esfera e a altura da rampa;
2. Tripé - base