ALBERTI
Arquitetura e Urbanismo – 2° Semestre
Leon Battista Alberti
São Paulo, SP
2014
Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina de Teoria da Arquitetura, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Cruzeiro do Sul, sob a orientação do Professor Miguel Cesar.
São Paulo, SP
2014
SUMÁRIO
Introdução 1
Biografia 2
Destaques 4
Obras Físicas 6
Teoria da Arquitetura 9
Obras Literárias 11
Inovação 14
Conclusão 16
Bibliografia 17
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar a historia e a trajetória de Leon Batistta Alberti, um exemplo de “ o Homem Universal “ do renascimento, onde embora hoje seja conhecido como arquiteto, também foi pintor, escultor, compositor, autor, dramaturgo, matemático e filosofo.
Alberti é uma das figuras mais importantes da vida cultural da Itália do século XV, inicio do renascimento.
Teve como objetivo principal, criar um método de concepção que permitisse a construção, não a reprodução, criando assim uma nova linguagem na arquitetura.
Biografia
Em 14 de fevereiro de 1404, nascia em Gênova, essencialmente, como arquiteto também foi pintor, escultor, compositor, autor, poeta, dramaturgo, matemático e filósofo. Representa o primeiro exemplo de “o homem universal” do Renascimento, é um símbolo da elite dessa época. Pela sua cultura e versatilidade o seu nome aparece associado ao de Leonardo da Vinci, outro gênio do Renascimento, este foi chamado de Leon Battista Alberti.
No período em que nasceu sua família ainda estava no exilio de Florença, sob o berço rico e nobre de mercadores florentinos que apesar de ser ilegítimo, foi criado com muito bem por parte de seu pai, Lorenzo Alberti. Recebeu também tudo de melhor em termos de educação à época. Battista adquiriu um interesse enorme pela matemática pela forte influencia de seu pai, a quem ajudou