Ajuste linear simples
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas
Ajuste Linear Simples e a
Lei de Hooke
Universidade Estadual de Santa Cruz
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas
Ajuste Linear Simples e a Lei de Hooke
1-Introdução
1.1- Ajuste Linear Simples
É um método usado quando se tem duas ou mais variáveis, em que os valores de uma estão relacionados com as das outras, ou seja, quando uma variável pode ser predita a partir da outra ou outras; e se quer representar a relação entre elas através de uma linha reta no gráfico.
1.2- Lei de Newton
Isaac Newton foi um grande cientista inglês e autor de importantes descobertas na física; uma de suas maiores contribuições para a ciência foram as 3 leis de Newton.Neste experimento será aplicada a II lei de Newton que diz que a força aplicada a um objeto é igual à sua massa multiplicada por sua aceleração, ou seja :
F=m.a Eq.1
Onde:
F é a força aplicada;
m é a massa do corpo;
a é a aceleração do corpo.
Como neste experimento a massa encontra-se em uma posição vertical, a aceleração que será utilizada será a aceleração da gravidade, que atua no sentido de puxar os corpos à Terra.(Neste caso a aceleração da gravidade adotada será de 10m/s²). Relacionando com a II lei de Newton têm-se: Eq.2
Onde P é a força peso e g é a aceleração da gravidade.
1.3- Lei de Hooke
A Lei de Hooke é a lei da física que analisa a elasticidade dos corpos e serve para calcular a deformação dos corpos quando é exercida uma força sobre eles. Neste experimento, quando é colocada uma massa na ponta de uma mola (verticalmente), a mola será “esticada” para baixo e ao mesmo tempo estará exercendo uma força contrária, na tentativa de restaurar seu estado inicial. Hooke chamou de força elástica da mola esta força contraria. A lei de Hooke é dada pela equação: