AJUSTE LINEAR SIMPLES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA CIVIL
EXPERIMENTO 4 – AJUSTE LINEAR SIMPLES
ALLÍCIA ALVES DA SILVA
MARTHA MARIA BEZERRA SANTOS
Relatório apresentado como parte dos critérios de avaliação da disciplina FÍSICA EXPERIMENTAL I. Turma P17. Dia da execução do experimento: 24/03/2015.
Professora: Dra. Agnes Maria da Fonseca Fausto
ILHÉUS-BAHIA
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 Método dos mínimos quadrados 4
1.2 Força Elástica 5
2 MATERIAIS E MÉTODOS 5
2.1 Materiais 5
2.2 Métodos 6
3 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 6
4 CONCLUSÕES 10
5 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO A Lei de Hooke descreve a força restauradora que existe em diversos sistemas como as molas, onde os corpos são comprimidos ou estendidos. A partir da Lei de Hooke se obtém uma relação existente entre a força elástica em uma mola e sua deformação. Logo, afirma-se que:
Onde é a força elástica e é a deformação líquida sofrida pela mola com relação a sua posição inicial. Com essa relação, pode-se obter vários e encontrar uma constante de proporcionalidade e estabelecer a Lei de Hooke que é dada por:
Para determinarmos experimentalmente a constante k utilizaremos o seguinte procedimento. Mediremos a deformação da mola, para diferentes pesos colocados em sua extremidade livre e traçaremos o gráfico da força peso empregado contra .
Gráfico 1: Gráfico Hipotético
Nota-se que após a realização do experimento e fazendo o gráfico, os pontos deveriam se alinhar a fim de formar uma reta, porém eles não estão perfeitamente alinhados. Foi utilizado o conceito de regressão linear para ajustar os dados experimentais em uma reta comum.
1.1 Método dos mínimos quadrados
Para traçar uma reta comum entre os pontos do gráfico, vamos utilizar o método dos mínimos