Ajuste de partilhas
Curso de Línguas e Humanidades
Matemática Aplicada às Ciências Sociais - 10º ano
Trabalho realizado por:
Margarida Santos nº23
João Vilela nº24
Professor Orientador:
Maria Fátima Vinagre
Dezembro/2010
Índice
Resumo 3
Introdução 3
Parte experimental 4
Resultados 4
Conclusão 8
Bibliografia 8
Resumo
A utilização do método do ajuste na partilha serviu para dividir bens que pareciam ser indivisíveis. Os bens foram divididos periodicamente da seguinte forma: o João fica com o Jeep Toyota e usufrui do apartamento em Cascais 7 meses; a Marisa fica com o gato Persa, com a carpete de Arraiolos e usufrui do apartamento em Cascais durante 5 meses.
Introdução
Neste relatório pretende-se dividir bens indivisíveis, por períodos de tempo, e a melhor maneira de se realizar essa partilha sem resultados em que os participantes sintam inveja ou injustiça é o Método de Ajuste na Partilha. A partilha deve ser coerente com o seguinte algoritmo:
1º Passo: A aplicação do método inicia-se com a designação dos bens ou objectos a disputar. De seguida, ambos os participantes avaliam, segundo os seus critérios, os diferentes bens de forma secreta.
2º Passo: Ambos os participantes atribuem pontos a cada um dos bens ou objectos disponíveis, de acordo com a sua avaliação. A soma dos pontos atribuídos por cada um deverá ser igual a 100. Esta atribuição de pontos é a base da divisão justa dos bens ou objectos.
3º Passo: Uma vez que os pontos já foram atribuídos por ambos os participantes, os bens ou objectos deverão ser atribuídos a quem mais os valoriza.
4º Passo: Para tornar esta divisão livre de inveja, dever-se-á ajustar a partilha de modo a que no final tanto um participante como o outro fiquem com o mesmo número de pontos.
O divórcio do João e da Marisa envolviam um Jeep Toyota, um gato Persa, um apartamento em Cascais e uma carpete de Arraiolos que vão ser divididos por períodos de tempo pelos