agricultura, sistemas agrário e reforma agraria
A agricultura e a pecuária são atividades agrárias, integrantes do setor primário da economia. Os fatores naturais influenciam fortemente as atividades agrárias – solos férteis e água. Entretanto, modernas técnicas de correção de fertilidade e de irrigação podem gerar excelentes resultados na produção agrícola.
A função principal da agricultura é a produção de alimentos e de matérias-primas para atender as necessidades humanas.
Apesar da produção de alimentos ter aumentado de modo geral em quase todo o mundo, a má distribuição desses recursos causa, em certas regiões, o agravamento da questão da fome e da desnutrição.
No Brasil a fome não pode ser atribuída nem a fatores de ordem natural e nem mesmo de produção insuficiente à alimentação de todos, ela decorre de fatores políticos que produzem a exclusão social de milhões de trabalhadores rurais.
AGRICULTURA, PECUÁRIA, SISTEMAS AGRÁRIOS E REFORMA AGRÁRIA.
A atividade agrária no mundo Uma das mais antigas atividades humanas, a atividade agrária,passou por profundas transformaçõe, desde a pré-história até os dias de hoje. Com a agricultura, começa a transformação do espaço natural em espaço geográfico.A agricultura foi e ainda continua sendo praticada de maneiras diferentes, de acordo com o lugar e a época em que é desenvolvida. Com o processo e a descoberta de novas técnicas, áreas inóspitas puderam ser aproveitadas. Exemplo: as áreas desérticas em Israel e na Califórnia que hoje apresentam excelentes resultados nesse setor.
As grandes transformações no campo aconteceram com a revolução industrial e a conseqüente revolução urbana que provocaram as mudanças ocorridas nas relações entre o campo e a cidade nas últimas décadas.
A agricultura foi inserida na economia industrial e passou a ser fornecedora (de matéria-prima e alimento) e consumidora (de máquinas, pesticidas, vacinas, rações para animais) da indústria. Como a indústria não se desenvolveu em