Agricultura Familiar
Entende-se que agricultura familiar e o cultivo da terra constituída pelos proprietários (pequenos produtores). Tendo como Mao de obra os próprios integrantes da própria família patronal-Que tem trabalhadores fixos ou temporários, em médios ou grandes propriedades.
Diz ABRAMOVAY, FEA-USP: Os países que mais prosperam na agricultura foram aqueles nos quais a atividade teve base familiar e não a patronal, enquanto que os países que desassociaram gestão e trabalho tiveram como ressalto social em imensa desigualdade
Os mesmo se localizam em maioria em sítios, chácaras ou possas, procuram produzirem culturas com facilidades de manejo e que não necessite de grande extenção de área ou grande o uso de Mao de obra, dos quais os próprios possam manusear muitos desses produtos produzem para seu próprio consumo outros já vende os mesmo para uma melhora rentabilidades e renda com os produtos vendidos.
Hoje o Brasil já tem dado um maior auxilio para os pequenos produtores, com planos de reflorestamento ou melhoramento de sua área ou produção com verbas “emprestadas” pelo governo aos pequenos trabalhadores rurais naturalmente são entregues pelo INCRA após um tempo de produção e já esperado com uma renda extra garantida o produtor já consegue se estabilizar.
Durante o tempo nosso pais vem ganhado com mais freqüência o crescimento da agropecuária em grande escala o os pequenos produtores tem prioridade, e sua produção hoje é muito importante pois não requer o uso de agrotóxicos e suas formas de manejo requer menos ou nem um uso de maquinário assim faz dela um meio mais ecológico de produção.
Algumas das organizações é também o PRONAF (programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar) que tem como objetivo o fortalecimento das atividades desenvolvidas pelo produtor familiar, de forma a integrá-lo à cadeia de agronegócios, proporcionado-lhe aumento de renda e agregando valor ao produto e á