Agress O
Agressão no esporte
PSICOLOGIA DO ESPORTE
PROFESSORA: ANDREA RAPOPORT
Texto retirado de: FUNDAÇÃO VALE; UNESCO. Caderno de referência Esporte: Psicologia do Esporte. Brasília, 2013. http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002249/224991por.p df. Acesso em: 4/03/2014.
SAMULSKI, Dietemar. Psicologia do Esporte. Barueri: Manole,
2002.
1
04/05/2014
Esporte, contato físico e agressão
• No ambiente esportivo competitivo, o contato físico inerente à prática pode desencadear o surgimento de eventos de agressão, em especial nas modalidades que são caracterizadas pelo confronto físico, como o futebol, o basquetebol e o handebol.
Meios de comunicação e agressão
• A maioria dos meios de comunicação utiliza-se de sensacionalismo para evidenciar a violência no esporte, sendo poucas as menções sobre os aspectos preventivos e educativos do tema.
Conceito de agressão
• De acordo com Samulski (2009a), a agressão é um comportamento físico ou verbal que está relacionado a uma lesão de ordem física ou psicológica; por isso, envolve intenções e motivos, e é direcionada à própria pessoa ou a outrem.
• Nesse sentido, uma lesão acidental não é considerada agressão, visto que o ato não foi intencional. 2
04/05/2014
TEORIAS DA AGRESSÃO (SAMULSKI, 2002):
•
TEORIA DE INSTINTOS E IMPULSOS: a agressão representa um instinto inato, espontâneo e cumulativo, o qual provoca no organismo humano uma acumulação contínua de energia agressiva, a qual deve ser descarregada de vez em quando. A descarga da energia negativa depende de estímulos provocadores externos. Quando ausentes estes estímulos, mais o indivíduo procura-os. O comportamento agressivo não é, necessariamente, comportamento negativo, pois constitui comportamento fundamental para a manutenção da espécie, na defesa do território, na seleção dos mais fortes e na formação de uma hierarquia (Freud, 1920;
Lorenz, 1963).
•
TEORIA FRUSTRAÇÃO-AGRESSÃO: vivências de fracasso (frustrações) provocam agressões.
Frustração é definida