Projeto de pesquisa
A relação entre alunos e professores deve ser de parceria, em todos os aspectos, onde ninguém deve ser considerado inferior. Um deve apoiar o outro para que juntos possam construir o conhecimento e o crescimento.
Na pratica, não é esse caminho que está sendo seguido, pois relação é consequência de uma série de fatores, como a estrutura familiar do aluno, a estrutura da escola, a intervenção do governo na valorização dessa profissão tão fundamental e entre outros fatores que interferem nessa relação que está em estado de alerta.
Um professor valorizado é sinônimo de aluno dedicado.
No Rio de Janeiro, na favela Cidade de Deus. Uma escola deveria ter 24 professores. Tem apenas oito. Eles não querem trabalhar no local com medo da violência.
Um professor, que pediu para ter a identidade preservada, reconhece que quem mais perde são os alunos. “Esses jovens dessas comunidades ficaram sem perspectiva e continuam ficando sem perspectiva”. Os pais também sabem que seus filhos são prejudicados. “Muitas crianças vão ter pouco ensino por causa da violência. Uma coisa puxa a outra”, conta um pai. (Blog do Professor)
A falta de motivação do professor é uma das razões para o carência nas escolas, pois o professor que está motivado, acaba motivando o aluno. Já um professor com medo do ambiente escolar, medo das agressões frequentes e das ameaças é muito difícil ele conseguir lecionar de maneira correta, intensa e descontraída.
http://www.google.com.br/#q=indice+de+agress%C3%A3o+entre+alunos+e+professores+no+Brasil&spell=1&sa=X&ei=BjqtUYS5K-Xn0wH4rIHAAg&ved=0CCgQvwUoAA&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.47244034,d.dmQ&fp=552744a5c6a3c135&biw=1366&bih=667