RESUMO AGRESS O I
1. BACTÉRIAS
As bactérias são organismos unicelulares com tamanho microscópico, medindo cerca de 0,2 a 1,5 μm de comprimento, sendo em média dez vezes menores do que uma célula eucarionte.
ESTRUTURAS BACTERIANAS
A célula bacteriana apresenta várias estruturas. Algumas das quais estão presentes apenas em determinadas espécies, enquanto outras são essenciais e, portanto, encontradas em todas as bactérias. −
−
−
−
d bactérias.
Estruturas Internas: As estruturas internas garantem a sobrevivência das
Membrana Plasmática
Citoplasma
Material Genético (DNA Cromossômico e DNA extracromossômico “Plasmídeo”)
Ribossomos
Parede Celular
−
−
−
Estruturas Externas
Cápsula (Glicocálice)
Flagelos
Fimbrias e Pili
Estruturas Internas:
•
Membrana Plasmática: A membrana plasmática é constituída principalmente de fosfolipídeos e proteínas, desempenhando importante papel na permeabilidade seletiva da célula. Ela difere da membrana plasmática das células eucarióticas por:
- não apresentar esteroides em sua composição;
- ser sede de numerosas enzimas do metabolismo responsáveis pela síntese de biomoléculas
(lipídeos e ATP);
- controlar a separação dos cromossomos e a divisão celular através dos mesossomos.
**mesossomos: são invaginações da membrana plasmática. Os mesossomos estão ligados ao material genético da célula estando envolvidos na replicação de DNA e na divisão celular.
A membrana Plasmática realiza respiração celular com a produção de ATP. Serve como uma barreira que seleciona as moléculas que entram e saem da bactéria (barreira ou permeabilidade seletiva).
•
Citoplasma: O citoplasma da célula bacteriana é uma solução aquosa limitada pela membrana plasmática. Imersas no citoplasma existem partículas insolúveis, algumas essenciais (ribossomos e nucleóide) e outras encontradas apenas em alguns grupos de bactérias, nos quais exercem funções especializadas como os grânulos e os vacúolos gasosos.
•
Material Genético (DNA Cromossômico “Nucleóide” e DNA