trabalho sobre Agress o
Um ato em que um indivíduo prejudica ou lesa outro(s) de sua própria espécie intencionalmente. O comportamento agressivo em humanos pode ser definido em termos gerais como um comportamento social hostil com a intenção de infligir dano ou causar prejuízo a uma pessoa ou grupo. Ainda é um tema controverso se esse comportamento de causar danos em alguém é devido à existência de um instinto ou se é resultante de múltiplas determinações motivacionais e circunstanciais. Naturalmente, nas últimas décadas diversos estudos têm apontado para o fato que ambos os fatores estão presentes na manifestação desse fenótipo. A agressão pode ter benefícios adaptativos ou impactos negativos para a espécie. Na espécie humana, além da agressão capaz de causar lesão corporal, existem vários tipos de agressão: dirigida, verbal, deslocada, etc., definidas por critérios de classificação jurídicos ou oriundos de diversas disciplinas científicas. A agressão distingue-se por corresponder ao instinto de combate do animal e do homem dirigido contra o seu próprio congênere .
Segundo definição da Organização Mundial da Saúde, considera-se violência como o uso de força ou poder, real ou apenas ameaçado, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação (OMS, 2002). Os comportamentos agressivos são associados com problemas de ajustamento e diversos sintomas psicopatológicos e transtornos, tais como Transtorno de Personalidade Anti-social, Transtorno de Personalidade Borderline, Transtorno Explosivo Intermitente, Esquizofrenia eTranstorno de Humor Bipolar .
DESENVOLVIMENTO
Classificando a agressão humana
A agressão pode assumir uma variedade de formas, assim, diversas classificações e dimensões têm sido propostas para estimar tal diferença. A agressão pode ser classificada quanto a sua forma (agressão direta ou agressão indireta)