Demonstrando Seu Conhecimento Sobre Armazenamento De Dados
RAID – Redundant array of Independent/Inexpensive Disks,trata-se basicamente de uma solução computacional que combina vários discos rígidos (HDs) para formar uma única unidade lógica de armazenamento de dados.
Segue algumas vantagens do RAID:
É possível aumentar a capacidade de armazenamento a qualquer momento com a adição de mais HDs, um sistema RAID pode ser mais barato que um dispositivo de armazenamento mais sofisticado e ao mesmo tempo pode oferecer praticamente os mesmos resultados entre outros.
Falando um pouco de SAS – ( Serial Attached SCSI ) é a evolução tecnológica que veio para atender a demanda das necessidades das empresas e data center´s. Ela reúne o melhor dos dois mundos: A confiabilidade e utilidade do protocolo SCSI com a performance e a flexibilidade da tecnologia serial. Como resultado, temos meios de transmissão de baixo custo, full-duplex (transmite e recebe dados ao mesmo tempo), falando de dados provavelmente o ( DAS -Direct Attached Storage ) é a solução mais comum de armazenamento em disco rígido em instalações de pequena e média dimensão. O disco rígido está instalado no computador que executa a aplicação (o servidor de aplicações). A limitação depende da capacidade do computador e do número máximo de discos rígidos que o mesmo pode suportar. A maior parte dos computadores suporta dois, sendo que alguns suportam até quatro discos. A desvantagem é que os dispositivos de armazenamento somente podem ser acessados a partir do servidor a que ele está ligados. Por este motivo, grande parte do espaço em disco não é utilizada e muitas medidas de contingência devem ser executadas nos dispositivos de armazenamento de acordo com a especificação do servidor. Além disso, se houver falhas em um servidor, o acesso aos dados armazenados nos dispositivos conectados a este servidor é perdido.
O NAS - Network Attached Storage é um sistema de arquivos que organiza os blocos de armazenamento em objetos apropriados a