Agregar pessoas
Seminários e Práticas Integradas III
Adaiane Baccin
Gestão de Pessoas
A gestão de pessoas em um ambinete dinâmico e competitivo Agregando Pessoas
Jairo Manzoni
Ricardo Lopes
Taís Caroline Lesniac
Santa Maria, março, 2015.
A Gestão de Pessoas em um ambiente dinâmico e competitivo
Muitos profissionais bem-sucedidos tendem a serem promovidos deixando de lado a sua especialidade para ter como principal desafio aprender a lidar com pessoas, atitude indispensável para alcançar o sucesso. As empresas perceberam que as pessoas são quem introduzem a inteligência e a racionalidade, não os veem mais como meros funcionários remunerados, mas como parceiros do negócio da empresa. O desafio está em aprender a lidar com as pessoas dentro das novas tendências do mundo moderno; um mundo voltado para a globalização, tecnologia, informação, ênfase no cliente, qualidade, produtividade, competititividade, criando equipes com um alto desempenho dentro das organizações para alcançar o sucesso pessoal e profissional em suas novas posições.
As mudanças e tranformações no cenário mundial
O trabalho vem ao longo do tempo sendo desempenhado sob múltiplas formas e diferentes tipos e uso( dominador, escravo, chefe...). Contudo com a Revolução Industrial que surge o conceito atual de trabalho e no século XX que o trabalho recebeu as configurações atuais( “o século das fábricas”).
As mudanças dentro do século XX ocorreram em três eras organizacionais distintas:
Era da Industrialização Clássica
Aconteceu pós Revolução Industrial até meados de 1950, tendo como característica marcante a intensificação do fenômeno da industrialização e o surgimento dos países desenvolvidos(industrializados). Nesses período as empresas eram do estilo burocrático, com formato piramidal e centralizador, com estabelecimento de regras para padronizar os comportamentos das pessoas; assim sendo existia com pouca ou nenhuma capacidade