AGAR - COMO PREPARAR
Ágar
Introdução:
Para estudar e identificar bactérias é necessário isolá-las e cultivá-las, fornecendo as condições físicas e químicas adequadas para que elas se reproduzam. Os meios de cultura devem ter na sua composição os nutrientes indispensáveis para o crescimento do organismo e, após a sua preparação, cada meio de cultura deve ser submetido à esterilização, para eliminar qualquer microrganismo vivo que possa contaminar o meio.
Objetivo I: Preparar ágar sangue
Materiais:
- Amostra (sangue)
- Ágar base
- Água destilada
- Microondas
- Autoclave
- Becker
- Erlenmeyer
- Placa de Petry
- Bico de Bunsen
- Fita Crepe
- Papel Pardo
- Algodão
Procedimentos:
Primeiramente pesamos 1,5g de ágar base e adicionamos 200mL de água destilada em um becker e mexemos até o material se dissolver, logo passamos para um erlenmeyer com mais 100mL de água destilada para que fosse feita a dissolução completa e não perder o soluto. O próximo passo foi colocar o erlenmeyer no microondas até ferver para ele ficar completamente homogêneo. Lacramos a vidraria com papel pardo, fita crepe e algodão e colocamos na autoclave. Quando retiramos, esperamos o material esfriar (aproximadamente 50ºC) e adicionamos o sangue coletado do colega, e por último, colocamos o ágar sangue nas placas de petry perto do bico de bunsen, cuidadosamente para não criar bolhas.
Resultado:
Foram feitas cinco placas de ágar sangue e todas passaram no controle de qualidade.
Conclusão:
Pode se concluir que o procedimento é simples, se seguido às instruções da bula, porém requer tempo e cuidado para que não haja contaminação das placas.
Objetivo II: Preparar ágar TSI
Materiais:
- Ágar TSI
- Água destilada
- Microondas
- Autoclave
- Becker
- Tubo de Ensaio
- Placa de Petry
- Bico de Bunsen
- Fita Crepe
- Papel Pardo
- Algodão
Procedimentos:
Colocamos 3,22g de ágar TSI em um becker junto com 50mL de