Autoclave, meios de cultivo e práticas assépticas
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
PRÁTICA nº 02
AUTOCLAVE, MEIOS DE CULTIVO E TÉCNICAS BÁSICAS DE MICROBIOLOGIA
Aluno: Thiago Lobo Santos
Disciplina: Microbiologia Turma: CTA
Professora: Dra. Lílian Pantoja
Diamantina
Julho/2013
SUMÁRIO
1. RESUMO
Este relatório tem por objetivo relatar todo o conteúdo abordado na aula prática de Microbiologia, cujo tema era: Autoclave, meios de cultivo e técnicas básicas de Microbiologia. Os principais tópicos que foram desenvolvidos durante esta prática se referem à Autoclave (função e funcionamento), meios de cultivos (utilidade e método de preparo) e manobras assépticas (importância e como aplica-las).
2. INTRODUÇÃO
2.1 AUTOCLAVE:
A autoclave é um aparelho muito utilizado em laboratórios de pesquisas e hospitais para a esterilização de materiais. O processo de autoclavagem consiste em manter o material contaminado em contato com um vapor de água em temperatura elevada, por um período de tempo suficiente para matar todos os microrganismos.
A autoclave é formada por um cilindro metálico resistente, vertical ou horizontal, onde geralmente fica a resistência que aquecerá a água e um cesto inox. Possui uma tampa que apresenta manípulos que permite fechá-la hermeticamente. Em cima da tampa estão a válvulas de segurança e de ar, uma chave de comando para controlar temperatura e um registro indicador de temperatura e pressão. A Autoclave apresenta também um pedal cuja função é facilitar a abertura da tampa.
2.2 MEIOS DE CULTURA:
Os meios de cultura são preparações sólidas, líquidas ou semissólidas que contêm todos os nutrientes necessários para o crescimento de microrganismos. São utilizados com a finalidade de cultivar e manter microrganismos viáveis no laboratório, sob a forma de culturas puras. Os tipos de meios de cultura utilizados foram: