Preparo meios de cultura
PREPARO DE SOLUÇÕES USADAS NA MICROBIOLOGIA
a) Preparo da solução de lugol:
Pesar 12,5 g de iodo metálico
Pesar 20,0 g de iodeto de potássio
Hidratar com 100 ml de água destilada
Filtrar com auxílio de papel filtro para um frasco conta gotas
Num copo de bécker transferir as 20g de iodeto de potássio e as 12,5g de iodo metálico. Hidratamos a mistura com 100 ml de água destilada; homogeneizamos a solução com bastão de vidro e - com papel filtro adaptado a um funil de vidro - filtramos a solução passando-a para recipientes com conta gotas (frasco escuro).
b) Preparo do álcool etílico 70%:
Medir em proveta de 1L, 700 mL de álcool etílico comercial;
Acrescentar 300 mL de água destilada; Usar alcoômetro GL para verificar a concentração verdadeira do álcool na solução preparada, ou calcular considerando a porcentagem de hidratação do álcool comercial.
- Guardar em frasco fechado.
c) Preparo da solução de álcool iodado:
8 ml de lugol
300 ml de água destilada
Álcool etílico 70% q.s.p. 1000 ml
Colocar os 8 ml de lugol e os 300 ml de água destilada num balão volumétrico de 1000 ml - com uma pipeta e uma proveta respectivamente. Completar para o volume de 1000 ml com álcool 70%.
PREPARO DE MEIOS DE CULTIVO DESIDRATADOS Meios Solidificados A técnica empregada para reidratar os meios desidratados tem decisiva importância na obtenção de um meio de boa qualidade. De maneira geral, convém:
1. Dissolver o meio (quantidade especificada pelo fabricante e conforme a necessidade de uso), apenas numa parte do volume total de água destilada;
2. Homogeneizar, evitando a formação de bolhas e de espuma;
3. Adicionar o restante da água destilada, lavando as paredes do recipiente;
4. Dissolver o meio por aquecimento em banho-maria ou local adequado, sob constante agitação, de maneira a evitar a ebulição do meio de cultivo e/ou seu super-aquecimento. O meio apresenta-se completamente