Blocos regionais
Em 26 de março de 1991, em Assunção no Paraguai, foi assinado pelos presidentes do Uruguai, da Argentina, do Paraguai e do Brasil o Tratado de Assunção criando o Mercado Comum do Sul, ou Mercosul. Nos termos do acordo visava que a maioria dos bens produzidos em qualquer um desses países deveria circular livremente dentro da região integrada e sem taxações ou impedimentos extras. Segundo um relatório do Banco Mundial, a população da área integrada em 2004 já estava acima de 220 milhões de habitantes.
O Brasil e Argentina, principais parceiros do novo bloco econômico, passaram décadas em conflitos reais ou imaginários. Por diversos fatores, mas também porque o comércio entre Brasil-Argentina havia deteriorado entre 1980 e 1985, os presidentes da época Alfonsin e Sarney buscaram uma maior aproximação entre os dois países. Em 30 de novembro de 1985 culminou na Declaração de Iguaçú, expressam pontos de vistas conjuntos sobre vários assuntos e juntos atuariam unidos decisoriamente \o campo internacional, além de se comprometerem no trabalho para uma integração futura dos países latino-americanos.
Em 30 de julho de 1986, em Buenos Aires, Alfonsin e Sarney assinaram a Ata para a Integração Argentino-Brasileira e Protocolos. Convidando o presidente do Uruguai , Sanguinetti, para analisar as propostas e, no futuro, associar-se ao projeto. Em 1991, resulta-se o Tratado de Assunção para a integração, com o Uruguai como membro efetivo e o Paraguai com novo parceiro.
A longo prazo, a integração no Mercosul trará mais benefícios ao Paraguai do que a situação a situação atual, pois o país talvez tenha que se diversificar um pouco sua produção de bens que poderiam ser mais facilmente vendidos aos parceiros integrados. No campo industrial, alguas fábricas do Brasil e da Argentina poderiam ir para o Paraguai. Aproveitando mão-de-obra , incentivos fiscais.
O Tratado de Assunção diz que a ampliação do mercado é fundamental para o crescimento econômico, um