Preparo de meio de cultura
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA - Nº 1
3º MÓDULO – PROFª ELAINE - Data do experimento: 31/07/2013
TURMA: B - BANCADA: 3
Nomes:
Jéssica Guimarães nº16
José Reinaldo nº17
Mariane Guirardi nº22
Nathália Alves nº24
I – Título: Preparo de meios de cultura esterilizado.
II – Objetivo: Dominar a técnica de pesagem, preparo e esterilização dos meios de cultura.
III – Introdução:
Os meios de cultura estão muito presentes nas análises microbiológicas, pois, é a partir deles que é possível identificar algum microrganismo indesejável. Esses meios de cultura são, basicamente uma preparação química que contém todos os nutrientes necessários para que os microrganismos possam se desenvolver, assim, permitindo uma análise detalhada dos mesmos.
Os componentes dos meios de cultura têm suas especificidades, ou seja, para cada tipo de microrganismo, como bactérias e fungos, existe um meio de cultura específico para seu crescimento. Porém, um mesmo meio de cultura pode ter agentes que inibam o desenvolvimento de determinados microrganismos ou até mesmo, impeçam seu crescimento, mesmo que seja parcial.
Existem também, meios que ajudam a diferenciar os mais variados microrganismos.
Sua consistência, pode ser tanto sólida como semissólida e líquida. Como dito anteriormente podem ser seletivos, enriquecedores, diferenciadores e de manutenção.
Portanto, deve-se ter em mente que é essencial dominar a técnica de preparo de meios de cultura pois, a identificação de microrganismos através destes é onde podemos fornecer as primeiras informações para sua identificação nos mais variados tipos de análise. E é isso que faremos neste procedimento.
IV – a) Materiais:
Balança semianalítica;
Balão de fundo chato;
Erlenmeyer;
Bastão de vidro;
Bico de Bunsen;
Proveta;
Tripé;
Tela de amianto;
Espátula;
Algodão;
Papel Kraft;
Autoclave.
b) Substâncias:
PCA (Plate Count Agar);