Poluição Ambiental
Educação a Distância
Curso de Gestão Ambiental
Disciplina: Controle e poluição do Ar
PARTICIPANTES
Fabio de Jesus Colins
CPD-016700
ATIVIDADE AVALIATIVA 1
1. Em algumas regiões do Nordeste Brasileiro, a água é comprada e muitas vezes a população tem que optar, compra pão ou água. Sem água é impossível viver, diz a população afetada. Este problema parece ser exclusivo de uma região assolada pela seca e pela carência de mananciais hídricos. Porém, a cada ano verifica-se que este vem se estendendo a outras regiões do Brasil. Veja a notícia intitulada “Crimes Ambientais” postada no fórum http://tocchetto.com/forum/-viewtopic.php?t=3586, a qual denuncia o descaso com relação aos mananciais hídricos. Comente outra situação semelhante na qual a existência de legislação não é capaz, efetivamente, de evitar a redução da qualidade ambiental.
Seca eleva estado de degradação do Rio Itapecuru
Cada período de seca, agricultores das margens avançam rio adentro e, quando as chuvas chegam, a área já está degradada.
A escassez das chuvas não está prejudicando apenas os agricultores caxienses, mas também o Rio Itapecuru, que abastece vários municípios maranhenses, incluindo Caxias. O leito do rio, reduzido à metade, tem dado margem para que a erosão e o desmatamento em seu entorno aumentem ainda mais o processo de degradação.
Alguns agricultores decidiram estender ainda mais as roças na região ribeirinha. O número de agricultores que plantam próximo ao Itapecuru não é grande, mas, se cada um não ajudar a preservar o rio, a situação pode piorar em algumas décadas, como atesta o ambientalista e biólogo Edimilson dos Reis.
“A gente já fez um estudo e percebeu que sempre que a água recua o agricultor tende a aumentar as linhas de roça que plantam e avançam rio adentro. Quando as chuvas retornam, esse leito já foi degradado e isso afeta com o tempo o curso natural da água porque não é uma erosão natural,