Poluição Ambiental
Prof. Alena Torres Netto
INTRODUÇÃO GERAL A POLUIÇÃO
Conceito
A Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas ou químicas ou biológicas desse meio, afetando, ou podendo afetar, por isso, a "saúde" das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com ele, ou que nele venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais presentes.
•POLUIÇÃO (conceito)
Tomando como base a espécie humana, tal definição, aplicada às ações
praticadas pela espécie humana, levaria à conclusão de que todos os atos oriundos desta espécie são atos poluidores; o simples ato de respirar, por exemplo. A fim de que se estabelecessem limites para considerar o que, dentro do razoável, fosse considerado como poluição, foram estabelecidos parâmetros e padrões. Os parâmetros para indicar o que está poluindo e os padrões para quantificar o máximo permitido em cada parâmetro.
Poluição Ambiental
É
a adição ou o lançamento de qualquer substância ou forma de
energia (luz, calor, som) ao meio ambiente em quantidade que resultem em concentrações maiores que as naturalmente encontradas.
Os tipos de poluição são, em geral, classificados em relação ao
componente ambiental afetado (poluição do ar, da água, do solo), pela natureza do poluente lançado (poluição química, térmica, sonora, radioativa etc.) ou pelo tipo de atividade poluidora (poluição industrial,
agrícola etc.).
POLUIÇÃO
Tipos:
Poluição atmosférica
Poluição hídrica
Poluição do solo
Poluição sonora
Poluição térmica
Poluição Luminosa
Poluição visual
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
•A Poluição atmosférica refere-se às alterações da atmosfera susceptíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, liquidas em suspensão, material biológico ou energia.
•A adição dos contaminantes, pode