Preparo de Meios de Cultura
Reguladores vegetais, é um composto orgânico que, em pequenas quantidades, promove, inibe ou modifica processos morfológicos e fisiológicos das plantas. Os principais reguladores vegetais atualmente utilizados na agricultura pertencem ao grupo das auxinas, giberelinas, citocinas, retardadores, inibidores e etileno. O uso dos reguladores vegetais tem possibilitado a resolução de problemas de campo, melhoramento qualitativa e quantitativamente a produção agrícola. Os reguladores utilizados nesse experimento foram o BAP (benzilaminopurina) e o NAA (ácido naftalacético).
Ágar é um hidrocolóide extraído de algas marinhas largamente utilizado na indústria alimentícia. Entre outras propriedades destacam-se seu alto poder geleificante, elevada força de gel a baixas concentrações, baixa viscosidade em solução, alta transparência, gel termo-reversível e temperaturas de fusão/geleificante bem definidas. Uso em biologia vegetal, o ágar em uma forma pura para análise e suplementado com uma mistura de nutrientes, é usado em biologia vegetal para auxiliar a germinação de plantas em placas de Petri, sob condições estéreis. Estas misturas são bem controladas e mais ou menos constantes para cada tipo de planta. A solidificação do ágar em um meio de cultura é dependente do pH, com gama ótima de 5,4 a 5,7. Por vezes é usado hidróxido de potássio (KOH) para aumentar o pH, sendo o meio posteriormente esterilizado por autoclave.
Meios de Cultivo
Meios de cultivo são combinações de sais minerais (macro e micronutrientes), carboidratos, vitaminas e reguladores de crescimento. Podem ser sólidos (adicionando-se ágar ou outro agente para geleificação) ou líquidos, de acordo com o protocolo para o sistema de cultivo.
Os meios nutritivos utilizados para as culturas fornecem as substâncias essenciais para o desenvolvimento dos tecidos e controlam, em grande parte, o padrão do desenvolvimento in vitro. A constituição do meio é baseada nas exigências das plantas quanto aos