Africa em sala de aula
1- Como o entendimento sobre Direitos Humanos e o debate sobre essa temática poderá contribuir para a formação do professor de História?
2- Descreva com tuas palavras como o “ambiente escolar” poderá interferir negativa ou positivamente no processo de aprendizagem dos alunos?
3- Pelo que vimos no texto podemos contatar que a discriminação e o preconceito são inerentes ao ambiente educacional, pois são típicos em uma sociedade competitiva e capitalista. Neste contexto, como um (a) professor (a) de História poderá compor sua prática pedagógica para proporcionar uma educação voltada para os Direitos Humanos num país como o Brasil, que é constituído de uma nova diversidade social e cultural
RESPOSTAS
1) O professor tem papel fundamental para a formação humanística e no conhecimento técnico do aluno. A inserção dos Direitos Humanos no processo educativo formal implica em colocar em prática a idéia da formação da “comunidade justa”, ou seja, o professor será o mentor de políticas sócio- culturais e educativas, respeitando e ensinando a ser respeitado alunos com necessidades maiores e /ou limitações, para que o ambiente escolar esteja de acordo com os Direitos Humanos.
2) De acordo com o texto, nem sempre o ambiente que favorece a aprendizagem é visto como um dos elementos prioritários para que esta aconteça. Porem, a Educação em Direitos Humanos ainda não faz parte da grade curricular dos cursos de formação de professores. Essa lacuna dificulta ao professor enxergar e procurar resolver o caso de algum aluno com carência seja ela das condições econômicas, sociais e culturais. No caso, os Direitos Humanos declaram um “ideal comum” da humanidade, de que os povos devem se conhecer e se respeitar. Sendo assim, o ambiente escolar se não estiver pautado em que pessoas são diferentes e os demais tem que respeitar essas diferenças, possibilitaria e facilitaria o processo de aprendizagem, independente do gênero, situação