Bactérias
Salmonella
É um gênero de bactérias, pertencente à família Enterobacteriaceae, sendo conhecida há mais de um século.
São bactérias Gram-negativas, em forma de bacilo, na sua maioria móveis (com flagelos peritríquios), não esporulado, não capsulado, sendo que a maioria não fermenta a lactose. As salmonelas são um gênero extremamente heterogêneo, composto por três espécies,Salmonella subterranea, Salmonella bongori e Salmonella enterica. A classificação em serogrupos depende do antigénio O, enquanto que a classificação em serótipos depende do antigénio H.
Patogenia
A salmonela, após ser ingerida pelo hospedeiro, passa pelo estômago, de onde entra para o meio interno, ligando-se por meio de fímbrias específicas da espécie às células M. A bactéria introduz Sips ou SSps que levam a um rearranjo do citosqueleto da célula M. Deste modo, a bactéria é envolvida por um fagossoma, induzindo a morte da célula hospedeira, e se dissemina para os tecidos adjacentes, explicando assim, a infecção do tracto gastrointestinal.
Epidemiologia
Salmonella spp. pode colonizar todos os animais enquanto que na Salmonella Typhi, o Homem é o único reservatório. A salmonelose febre tifóide é endémica nos países subdesenvolvidos. Embora tenham sido encontradas resistências via plasmídeos aocloranfenicol, ampicilina, a Salmonella Typhi têm baixa dose infecciosa (ao contrário de outros serótipos de Salmonella).
Boa parte dos répteis são também parasitados por salmonelas e o contato com suas fezes ou vestígios fecais pode ocasionar a contaminação 2 . Portanto, é importante o cuidado higiênico pessoal e limpeza do ambiente no manuseio de répteis de estimação como jabutis, tartarugas de aquário, iguanas e serpentes.
Fatores de risco:
Idade
Imunossupressão
Leucemia
Anemia
Menor acidez gástrica
Febre alta
Doenças
Patologias como gastroenterite, septicémia, febre entérica causam os sintomas da salmonelose.
Gastroenterite: salmonelose mais frequente, a sua sintomatologia