afetividade
No âmbito da psicologia, afetividade é a capacidade individual de experimentar o conjunto de fenômenos afetivos (tendências, emoções, paixões, sentimentos). A afetividade consiste na força exercida por esses fenômenos no caráter de um indivíduo. A afetividade tem um papel crucial no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando profundamente o crescimento cognitivo.
A afetividade relacionada ao ensino, principalmente na educação Infantil e Ensino Fundamental, influencia em toda e qualquer dificuldade de aprendizagem e favorece uma maior receptividade do ensino por parte do aluno, que aprenderá com mais facilidade. Sabendo-se da influência da escola e do professor na formação psicossocial do indivíduo, é de substancial importância a presença de um ambiente escolar acolhedor e de educadores capacitados a exercer adequadamente suas tarefas, porém sensíveis ao transmitir afeto na mais ampla concepção da palavra. Deve-se a isso o fato de que desde o início de sua vida o individuo tenta socializar-se, descobrindo o mundo inclusive pela aprendizagem escolar. Essa tentativa acompanhada de sentimentos de afeto fará com que o mesmo sobressaia-se aosobstáculos comsucesso e realização. Do contrário, o indivíduo poderá não conseguir conquistar autonomia, socialização e conhecimento.
É tarefa e desafio da escola assumir efetivamente, em parceria com os pais (família em geral), a função de proporcionar aos alunos oportunidades de evoluir como seres humanos. Para isto, seu trabalho pedagógico e educacional é cuidar da sua formação, fazendo-os cumprir regras, impondo-lhes limites, e acimade tudo acreditando que os jovens têm capacidade de suportar frustrações. A escola realiza tais funções? Sabemos como á difícil e complicada essa tarefa. Os momentos de afetividade vividos na escolasão fundamentais para formação de personalidades sadias e capazes de aprender.
Um dos grandes pensadores que abordou o conceito de