AEE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A temática ser abordada neste estudo está relacionada à formação dos professores que atuam no atendimento educacional especializado (AEE), tomando como objeto de estudo os professores da segunda etapa do Ensino Fundamental da rede pública de ensino da cidade de Itaguaru/GO.
B) O PROBLEMA DA PESQUISA
Considerando a temática levantada, o estudo buscará responder à seguinte questão central: Qual a formação exigida e/ou oferecida aos professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) das escolas públicas da cidade de Itaguaru/GO que ministram a segunda etapa do Ensino Fundamental?
Deste questionamento central decorrem as seguintes questões secundárias:
• Qual o papel e as atribuições do professor de AEE?
• Como deve ser a formação do professor que atua no AEE para que possa desempenhar satisfatoriamente suas atribuições?
• Os professores do AEE que atuam nas escolas públicas de Itaguaru/GO, mais especificamente nas que oferecem a segunda etapa do Ensino Fundamental dispõem da formação adequada ao exercício de suas atribuições?
C) OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
• Descobrir se os professores de AEE que atuam nas escolas públicas de Itaguaru/GO, mais especificamente nas que oferecem a segunda etapa do Ensino Fundamental são devidamente capacitados para o exercício de suas funções.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Definir o papel e as atribuições do professor de AEE segundo a legislação brasileira e os acordos internacionais relacionados à educação inclusiva;
• Apontar os elementos que fazem ou deveriam fazer parte de sua formação;
• Avaliar se a formação dos profissionais de AEE das escolas públicas de Ensino Fundamental – 2ª etapa de Itaguaru-GO tem sido suficiente para que os mesmos desempenhem satisfatoriamente suas atribuições.
D) JUSTIFICATIVA
A educação inclusiva é hoje um direito estabelecido inclusive pela Constituição Federal do Brasil (1988), sendo que a educação é considerada direito de todos, inclusive da