Projetoeducaoinclusiva2 111111062327 Phpapp02
3804 palavras
16 páginas
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURARUA ANTERO DA ROCHA MONTENEGRO, S/N
CENTRO CEP. 44690-000 – VÁRZEA NOVA – BAHIA
TELEFONE: 74 3659 2243
Projeto- Educação Inclusiva
A implantação do Atendimento Educacional
Especializado nas escolas regulares do município de Várzea Nova.
Cássia Antônia dos Santos Bastos
Coordenadora do AEE/Educação Especial
Várzea Nova, março de 2009
1
Uma viagem de mil milhas...
...começa com o primeiro passo.
Lao-tsé.
1-Problema
A inclusão dos alunos com necessidades Educacionais Especiais, nas escolas regulares de ensino, é uma exigência das Leis, mas, o que fazer para que nossas escolas se tornem verdadeiramente inclusivas e as necessidades desses alunos sejam atendidas?
2-Público-alvo.
Este projeto visa atender na sala de recursos multifuncionais e apoiar nas salas regulares de ensino, os seguintes alunos:
Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um
neuropsicomotor,
quadro
de
alterações
comprometimento
nas
no
desenvolvimento
relações
sociais,
na
comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.
Alunos com altas habilidades/superdotação; aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
Também contempla professores da rede regular de ensino, pedagogos e diretores escolares quanto à promoção de capacitação em serviço.
3- Justificativa.
Este projeto surgiu da necessidade de ter