Ecossistemas Brasileiros
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
Lucas Vieira Rabelo De Rocha
ECOSSISTEMAS BRASILEIROS
GOIÂNIA
07/03/2015
Lucas Vieira Rabelo De Rocha
ECOSSISTEMAS BRASILEIROS
Trabalho referente à disciplina de Ciências do Ambiente.
Professora: Luciana Casaletti
GOIÂNIA
07/03/2015
Sumário
FLORESTA AMAZÔNICA 4
MATA ATLÂNTICA 6
CERRADO 8
CAATINGA 10
PANTANAL 12
CAMPOS 15
MANGUEZAIS 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
FLORESTA AMAZÔNICA
1. HISTÓRIA
A formação da floresta Amazônica ocorreu cerca de 6 milhões de anos, após a separação da América do Sul e África, suas características são devido a fatores climáticos, interações entre as espécies e fatores geológicos.
Segundo paleozoólogo Peter Mann de Toledo, da Coordenação de Observação da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a 20 milhões de anos atrás a Amazônia possuía um clima árido e não tinha capacidade para a existência de uma floresta tropical. Há 6 milhões de anos esse cenário mudou, a Amazônia criou condições para uma floresta como a atual. Entre 24 e 12 milhões de anos atrás, grandes parcelas de água do mar penetraram a região. A bacia hidrográfica amazônica se formou há 27 mil anos, já o rio amazonas surgiu há 40 mil anos.
Figura 1 – Floresta Amazônica.
2. RELEVO
O relevo amazônico é composto por três formas sendo depressão formada por prolongados processos erosivos das margens do rio, planalto formado por processos erosivos sobre rochas sedimentares e planície formada pelo acúmulo sedimentar recente movimentado pelas águas do mar, rios e lagos.
3. FLORA
A riqueza da flora compreende aproximadamente 30.000 espécies de plantas das 100.000 que ocorrem na América Latina, e 2.500 espécies de árvores. As espécies mais conhecidas são a castanheira, a seringueira, a vitória-régia e o cacaueiro. Devido à dificuldade para a entrada de luz pela abundância de copas, a vegetação rasteira é muito escassa.
Figura 2 –