A Revolta Ocorreu Em 5 De Julho De 1922
A revolta ocorreu em 5 de julho de 1922 , no Rio de Janeiro quando após as disputas eleitorais de 1921 para o cargo de presidente da república cartas ofensivas ao Exército e ao Marechal Hermes da Fonseca,2 supostamente assinadas pelo candidato Arthur Bernardes — representante do sistema oligárquico que dominava o país e concentrava o poder nos estados de Minas Gerais e São Paulo, a chamada de política café com leite —, tornaram-se públicas.
Os revoltosos buscavam a queda da República Velha, cujas características oligárquicas atreladas ao latifúndio e ao poderio dos fazendeiros, se opunham ao ideal democrático apresentado em setores das forças armadas.
Os rebeldes do forte de Copacabana dispararam seus canhões contra diversos redutos do Exército. As forças legais revidaram, e o forte sofreu sério bombardeio. Finalmente, no início da tarde do dia 6 de julho, ante a impossibilidade de prosseguir no movimento, os revoltosos que permaneciam firmes na decisão de não se renderem ao governo abandonaram o forte e marcharam pela Avenida Atlântica de encontro às forças legalistas.
Conhecidos como os 18 do Forte - embora haja controvérsias quanto a seu número, os participantes da marcha travaram tiroteio com as forças legais. Os tenentes Siqueira Campos e Eduardo Gomes sobreviveram com graves ferimentos.
Em 15 de novembro de 1922, Artur Bernardes (foto ao lado) assumiu a presidência da República sob estado de sítio, decretado por ocasião do levante deJulho.
No dia 5 de julho de 1924, em São Paulo estourou a Revolta Paulista de 1924, também chamada de 'Revolução Esquecida', "Revolução do Isidoro", "Revolução de 1924" e de "Segundo 5 de julho", foi a segunda revolta tenentista no “ aniversário de 2 anos da revolta de Copacabana”;
-.A " revolução" de 1924 foi uma tentativa de golpe de Estado levada a efeito por uma ala do Exército descontente com sua situação institucional, bem como com o sistema político - descontentamento agravado pela eleição de Arthur