Adoção por pares homoafetivos
1 Introdução 3 2 Homossexualismo na história da humanidade 4 3 Mudanças na estrutura familiar 6 4 Adoção 9 5 Conclusão 10 6 Referências bibliográficas 11
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho é fruto da discussão de um grupo sobre um assunto carregado de tabus e valores subjetivos. A falta de posicionamento do legislativo e as lacunas jurídicas tornam o tema ainda mais polêmico ao ponto que no próprio grupo em questão não se logrou êxito na busca de um consenso geral que representasse os anseios individuais.
Essa divergência em nenhum momento deve ser associada à desunião do grupo ou falta de idealismo dos seus membros, ao contrário, externaliza a preocupação em respeitar a diferença de pensamentos sobre um fato social não regulamentado.
Por consequência entendeu-se que todas as opiniões devem ser consideradas e serão retratadas nas considerações finais deste trabalho adjuntas de seus respectivos argumentos.
Entretanto antes desse ponto faremos um percurso sobre o homossexualismo e sua posição em diversos momentos históricos assim como exploraremos de forma sucinta os fenômenos que motivaram mudanças na estrutura familiar no transcorrer do tempo.
Estudaremos o conceito de adoção e família substituta para enfim chegarmos ao ápice do tema proposto quando ficarão mais claros os questionamentos que tornam essa discussão tão complexa.
2. Homossexualismo na história da humanidade
O homossexualismo é tão antigo quanto a própria humanidade. Na antiguidade o termo homossexualismo nem existia já que para estes a relação entre pessoas do mesmo sexo era normal. Não havia discriminação.
Não diferente de toda história esses costumes estavam associados à crença religiosa. Para algumas mitologias os Deuses não tinham sexo definido. O Deus Hindu Ganesh, por exemplo, teria nascido da relação de duas divindades femininas e na Grécia as relações homossexuais eram mais admiradas do que a heterossexual.
Alguns povos da antiguidade