Adolescente em conflito com a lei
TÍTULO: Em que medida a desestrutura familiar influencia nos atos infracionais cometido pelos adolescentes do centro socioeducativo Dagmar Feitosa.
DELIMITAÇÃO: A presente pesquisa tem como objetivo averiguar as consequências causadas pela ausência familiar na formação dos adolescentes infratores, em um universo de 650 adolescentes a pesquisa será realizada com 20 adolescentes com faixa etária de 16 anos no centro social educativo Dagmar Feitosa que fica localizado na rua Vivaldo lima s/n alvorada 1.
PROBLEMATICAS:
* Quais os fatores socioeconômicos que propiciam o adolescente a cometer o ato infracional. * De que forma o centro sócio educativo Dagmar Feitosa trabalha as famílias desses adolescentes infratores. * A estrutura familiar e um determinante para ocorrência do ato infracional
HIPOTESES: * A questão social vem sendo um grande fator já que a maiorias desses jovens infratores não possuem nível de escolaridade isso acaba sendo impedindo de ser inserido no mercado de
Trabalho.
* Uma equipe multidisciplinar com assistentes sociais e psicólogos realizam palestras com os pais para que eles entendam o que esta acontecendo com seus filhos. * Os jovens infratores desde cedo carregam o peso de uma família desestruturada que tira deles a possibilidade de cidadania.
OBJETIVO GERAL: Analisar a influencia da estrutura familiar em relação aos atos infracionais cometidos pelos adolescentes.
OBJETIVOS ESPECIFICOS: Traçar o perfil socioeconômico das famílias dos adolescentes que cometeram atos infracionais;
Avaliar a frequência de infrações cometidas pelos adolescentes;
JUSTIFICATIVA: Estudar o adolescente em conflito com a lei pressupõe uma contextualização do individuo histórica e socialmente, o que implica buscar os elementos sociais que mascaram sua condição de marginalizados, em decorrência de sua classe social, marcada pela exploração através dos séculos.
Para uma melhor