Adolescentes em conflitos com a lei
SERVIÇO SOCIAL
JÉSSICA VARJÃO DE OLIVEIRA
O ADOLESCENTE EM CONFLITOS COM A LEI
Itabuna
2011
JÉSSICA VARJÃO DE OLIVEIRA
O ADOLESCENTE EM CONFLITOS COM A LEI
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas. Formação social,politica e economica do Brasil – Antropologia –Fundamentos historicos, teoricos e metadologicos do serviço social I - Psicologia Geral- Educação a Distância.
Prof. GLEITON-GIANE-ROSANE-LISNEIA.
Itabuna
2011
Introdução
Os conflitos do adolescente com a lei são os mais variados, são diversas a forma de justificar uma infração. A mudança de comportamento é extremamente normal numa fase tão desafiadora e nova. O adolescente traz consigo o desejo de ser dono do seu mundo e na sua cabeça isso acontece, entretanto não tendo idade para assumir, seus atos competem ao responsável.
A adolescência, fase do aborrecer, dos conflitos, e grandes transformações. É também o período da beleza, das descobertas, da busca pela própria identidade. É a metamorfose, da infância para uma vida adulta. Na busca pela descoberta “o proibido” se torna agradável e desejado, dentro de um mundo capitalista e consumista é impossível evitar o “ter”.
Essa questão não é de agora a história já nos mostra que a busca pelo incessante consumo não é nova. Karl Marx (1818-1883), que interpreta a miséria como um instrumento utilizado pelas classes dominantes. Para ele, a desigualdade é resultado da divisão de classes – entre aqueles que detêm os meios de produção e os trabalhadores, que só têm a força de trabalho para garantir a sobrevivência. Sendo assim a má distribuição de renda que gera a pobreza também contribui de modo negativo, ao menor cometer uma infração. Em alguns casos a droga nem está incluída. As situações que levam o