Adolescentes em conflito com a lei
Defesa da sociedade.
1° Argumento: Na família atual os pais estão cada vez mais distante de seus filhos, o que faz com que cada vez mais os mesmos se revoltem e busquem chamar atenção muitas vezes através de atos que são ilícitos.
A família de hoje, mudou muitos valores, gerando vários conflitos entre pais e filhos: como conflitos conjugais, convivência com vários tipos de violência dentro da própria casa; separações e pais ausentes; conflitos entre pais e filhos adolescentes; a falta de tempo dos pais em casa devido a longas jornadas de trabalho acaba facilitando a falta de diálogo com os filhos, a falta de educação e limites. Os filhos que ficam o tempo todo na frente de vídeo game muito violentos e internet, com isso possibilitam o isolamento da família, entre outros.
Segundo Débora Duarte (Psicóloga) “Muitos pais hoje, por insegurança e culpa acabam sendo passivos e permitem satisfazer todas as vontades dos filhos, valorizando mais o ter do que o ser “. Todos estes comportamentos facilitam para que muitos adolescentes procurem amizades como referência e que também dependendo da sua história de vida, personalidade e como lidam com as frustrações, procurem companhias como bandos, gangues, muitos casos facilitando também o consumo de álcool e outras drogas ilícitas e muitos casos, sendo vítimas de acidentes de trânsito por imprudência. Temos outros exemplos de casos de violência em shows, boates, estádios, brigas nas escolas, que normalmente vem da crise familiar. O que me leva a concluir que a maioria dos problemas ligados a adolescentes com problemas com a lei venha inicialmente de problemas ligados a má estruturação e problemas na família não na sociedade.
2° Argumento: O Estado não dá condições de lazer, nem apoio aos adolescentes para prevenir que no futuro eles venham a ter conflitos com a lei.
A única face do Estado que os adolescentes e jovens conhecem é o braço duro e