Desigualdade social
1- Faça um levantamento dos pontos em comum na Desigualdade social entre o Brasil e os demais países da América Latina.
Há uma serie de pontos em comum de desigualdade entre os países da América Latina e o Brasil, citarei alguns conforme pede o exercício. Começarei citando as varias etnias existentes em cada país da América Latina, o que gera desigualdade social e cultural, também relacionado a este motivo esta a concentração de poder e riqueza nas mãos das minorias como, por exemplo, uma pequena parte da elite controla o país enquanto a maior parte, que seria a população mais carente, obedece aos mando e desmandos dessa pequena elite. Também tem a questão racial onde podemos citar brancos, negros, índios. Criando uma espécie de triangulo social, analisando a questão de controle social, político e econômico, colocamos da seguinte forma: na base os índios, que nem cidadãos são considerados, no meio a população pobre, aqui coloco todo o tipo de pobreza desde aos que moram em condições sub humanas ate quem passa necessidade tendo uma condição de vida mais favorável, e por fim a minoria elitizada, aqui se encontra a minoria que detém o poder geralmente branca. O interessante é que esse mesmo triangulo pode ser usada praticamente em toda a América Latina.
2- As praticas administrativas de apadrinhamento político e o nepotismo, interferem no desenvolvimento econômico? Refletem em desigualdade social? Como? É possível combate-las?
Interferem claramente não só no desenvolvimento econômico mais em todos os tipos de desenvolvimento que o país possa ter. Pois manter o poder concentrado nas mãos dessa pequena elite, fora que isso é antiético e imoral, refletem grandemente na desigualdade social, pois gera desemprego, aumentando cada vez mais a massa carente do país, alem de gerar o mais valia, ou seja, por falta de opção esse trabalhador se vê obrigado a fornecer sua