Terceirização
2º PERÍODO – ADMINISTRAÇÃO
Sociologia das Organizações
Terceirização: Ferramenta para a Reestruturação Produtiva
Desde os primórdios do capitalismo houve uma tendência à concentração de atividades que, por uma questão de economia de escala, de tecnologia e de disponibilidade de serviços no mercado compensava ser realizado pela própria empresa. Com a terceirização caracteriza-se uma mudança recente de organização empresarial onde a desconcentração assume papel fundamental invertendo um largo processo histórico.
Esse processo de desconcentração é particularmente acentuado no setor industrial, caracterizando-se por uma redução acentuada de emprego, em contrapartida houve um grande crescimento do setor de serviços no inicio dos anos 90 até 1992.
O principio básico da terceirização é o delegar para terceiros todas as atividades que as empresas consideram estar fora de sua vocação, transferindo processos e funções específicas a empresas especializadas que possuem o domínio operacional e técnico da atividade terceirizada. Para Tom Peters (1995), o leque de possibilidades de terceirização é tão amplo, que só não poderíamos terceirizar a própria alma.
As principais vantagens da terceirização estão na: * Concentração de esforços da empresa na atividade principal; * Agilização da produção; * Redução de custos; * Redução do espaço físico ocupado; * Possibilidade de realizar alianças estratégicas.
Características da terceirização
A terceirização tem como objetivo principal aumentar a agilidade de tomada de decisões na área empresarial. A maioria das grandes empresas que predominaram no século passado, não apresentavam a agilidade e a rapidez exigidas hoje em dia para a tomada de decisões. A terceirização propagou-se no século passado com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas e melhorar a qualidade da produção aumentando a capacidade de reação da empresa e a capacidade de