Adocão legal ou informal
- Tipos de adoção de versus nível de escolaridade dos adotantes: os adotantes com nível de escolaridade superior apresentam maior tendência em realização de adoção legal.
- Tipos de adoção versus renda familiar: adotante com menos renda familiar apresentam tendência para realizar adoção informal. Dados estatísticos mostram que 56% dos adotantes que têm renda familiar até 15 salários mínimo fazem adoção informal e 24 % dos adotantes com renda superior a 15 salários fizeram esse tipo de adoção.
- Tipo de adoção versus período de tempo passado desde a primeira adoção: Em 1991, houve maior frequência de adoção informal, ou seja, antes da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente que foi em 1990, que veio para facilitar o processo legal da adoção.
- Tipo de adoção versus maneira como a criança chegou até o adotante: crianças adotadas legalmente vêm de instituição e as crianças adotadas informalmente vêm por meio de intermediários. As crianças adotadas legalmente, cerca de 10% dessas crianças vêm de hospital,83% veio de instituições e a crianças adotadas informalmente, chega aos adotantes por meio de mediadores, ou seja, deixada na porta dos