Administração
Administração é uma habilidade humana, que sempre inventou maneiras de melhorar seus esforços para assim, conseguir melhores resultados de suas ações.
A habilidade humana refere-se às aptidões para trabalhar em conjunto para obter resultados.
Entre todas as criações do homem, a que sobressai por ser a mais complexa é a organização – a forma organizada de trabalhar, criar, projetar, produzir e distribuir bens e serviços.
Percebe-se que para desenvolver bem o seu trabalho, o Administrador precisa dominar as três habilidades e dosá-las conforme sua posição na organização. * Habilidades Técnicas: são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional.
Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade técnica “[...] consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional”. * Habilidades Humanas: são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes.
Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...] consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”. * Habilidades Conceituais: são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente, CEO de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa.
Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. “Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização