Modelo Burocrático de Organização, CHIAVENATO
Em busca da Organização Ideal.
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. 1940, as críticas feitas tanto à Teoria Clássica como à Teoria das Relações Humanas, revelaram a falta de uma teoria da organização sólida e abrangente e que servisse de orientação para o trabalho do administrador.
Origens da Teoria da Burocraciasegundo Max Weber.
a. A fragilidade e a parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas,
b. A necessidade de um modelo de organização racional,
c. O crescente -:-amanho e complexidade das empresas,
d. O ressurgimento da Sociologia da Burocracia.
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
Tipos de sociedadeWeber distingue três tipos de sociedade: Sociedade tradicional: onde predominam características patriarcais e patrimonialistas.
Sociedade carismática: onde predominam características místicas, arbitrárias e personalísticas.
Sociedade legal, racional ou burocrática: onde predominam normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins.
Tipos de autoridade
A cada tipo de sociedade corresponde, para Weber, um tipo de autoridade. "Autoridade significa a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido.“
Weber aponta três tipos de autoridade legítima, a saber:
Autoridade tradicional - Quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas.
Autoridade carismática - Quando os subordinados aceitam as ordens do superior como justificadas, por causa da influência da personalidade e da liderança