Adminitração Estratégica
Resposta:
A Escola do Design representa a visão mais influente do processo de formação da estratégia. Seus conceitos-chave, como por exemplo, a famosa noção de SWOT (Strenghts, Weakness, Opportunities e Threats), a avaliação dos pontos fortes, fracos da organização à luz das oportunidades e ameaças, formam boa parte da prática da administração estratégica.
A Escola do Design propõe um modelo de formulação de estratégias em busca de uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas. “Estabelecer adequação é o lema da Escola do Design” (Mintzberg et al, 2000, p.28).
A Escola do Planejamento formula a estratégia como um processo formal. A principal idéia da Escola do Planejamento, portanto, é que o planejamento não é somente uma abordagem à formação da estratégia, mas a única possibilidade. “A estratégia deveria ser guiada por um quadro de planejadores altamente educados, uma parte de um departamento especializado de planejamento estratégico com acesso direto ao executivo principal” (Mintzberg et al, 2000, p.44).
Quanto às diferenças entre a Escola do Planejamento e a Escola do Design, pode-se dizer que na Escola do Planejamento foram aceitas a maioria das premissas da Escola do Design, com exceção de uma. O modelo simples e informal da Escola do Design tornou-se um modelo de execução altamente formal, mecanicamente programada, ou seja, uma elaborada seqüência de etapas.
A Escola do Posicionamento é a formulação de estratégia como um processo analítico. O início da Escola do Posicionamento se deu com a publicação do livro Competitive Strategy (Estratégia Competitiva) de Micahel Porter, em 1980. De acordo com o autor, a estratégia competitiva é a busca de uma posição competitiva e