Gest O Das Fun Es Organizacionais
CURSO: Tecnologia em Marketing – EAD
Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais
Acadêmica: Cristiane Paula Orth
Pensamento estratégico empresarial
O objetivo desse trabalho é evidenciar a necessidade de um pensamento estratégico cada vez mais proativo e inovador, consequência de uma maior cobrança de clientes e sociedade em geral.
Para isso destacamos que na área de negócios, a estratégia é usada para construir estados futuros da melhor forma, de maneira que exista uma maior facilidade em alcançar os objetivos estabelecidos pela empresa. Conforme diz Mintzberg, em seu livro Safári de Estratégia (2000, p. 16-20), a estratégia é como a manutenção de um comportamento bem-sucedido ao decorrer do tempo e sempre o aprimorando.
Por tanto, existe uma necessidade de se projetar mentalmente cada passo de uma estratégia, para que aja uma melhor interligação entre os passos dados, de forma que após se projetar, deve se estabelecer suas dificuldades e viabilidades de obtenção (custos, etc.), executar a que melhor se enquadra e após isso, analisar se o objetivo estabelecido inicialmente foi cumprido.
O sucesso para resultados econômicos está fixamente vinculado com a excelência do negócio, ou seja, caracteriza qualidade, assim também não despreza a sociedade e leva em consideração a importância do meio ambiente segundo o estudo de Collins e Porras, contido no livro Feitas para Durar (1996). Tendo conhecimento dos produtos e processos da organização e o que envolve seu ambiente, aliado com o pensamento sistêmico é possível sempre estar um passo a frente dos demais.
Vivemos em um mundo com um crescimento extremo, ou seja, a população aumenta gradativamente todos os dias. Por tanto existem cada dia mais pessoas consumindo e necessitando de produtos e serviços, exigindo mais das empresas, mais quantidade e qualidade de tudo que se possa imaginar, da mesma forma como surge população, surge também mais empresas, trazendo concorrência maior, e