Relatório de Física Experimental Prática 1 : Densidade de uma esfera sólida regular (Professor: Zanfolim)

617 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – UEMS
Curso de Engenharia Ambiental

Relatório de Física Experimental
Prática 1 : Densidade de uma esfera sólida regular
(Professor: Zanfolim)

Acadêmico:
Max Dante

1. Introdução:

Apesar de se afirmar que a Física é uma ciência exata, não existe uma única medida em toda a Física que esteja isenta de algum erro ou desvio do valor real da medida.
Cada grandeza é medida como múltiplo de alguma unidade (metros, segundos, quilômetros por hora…). Todas as unidades usadas podem ser expressas como combinações de algumas unidades fundamentais.
Temos dois tipos de medidas, as diretas e as indiretas, neste caso faremos uso da medida direta de uma grandeza, que é o resultado da leitura de sua magnitude mediante o uso de um instrumento de medida como, por exemplo, a medida de um comprimento com uma régua graduada.
Quando este resultado for aplicado, é necessário saber com que certeza a grandeza física é representada pelo número obtido, dessa forma, A medida de uma grandeza física é sempre aproximada, por mais capaz que seja o operador e por mais preciso que seja o aparelho utilizado. Esta limitação remete-se no número de algarismos que usamos para representar as medidas. Ou seja, só utilizamos os algarismos que temos certeza de estarem corretos, admitindo-se apenas o uso de um algarismo duvidoso. A densidade (ρ) é obtida como o quociente entre a quantidade de massa e o volume. Assim: ρ =m/V

Neste caso determinaremos a densidade de uma esfera regular, por meio da sua massa e de seu diâmetro.

Assim o volume da esfera é dado por: V =4/3 X πR3 =1/6 X πD3 em que π é uma constante, R o raio da esfera e D = 2R é o diâmetro da esfera.

2. Objetivos:

Determinar a densidade de quatro esferas sólidas regulares, primeiramente através de um paquímetro e depois através de um micrômetro.

3. Materiais Utilizados:

-

Relacionados